São José

O santo, pai de Jesus Cristo na tradição católica, é considerado padroeiro dos trabalhadores e das famílias. O dia para ele foi decretado em 1621 pelo papa Gregório XV
O dia 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

De acordo com o padre Gilson Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Manoel Sátiro, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

O também assessor da regional Nordeste I do Centro de Valorização da Vida (CVV) diz que, geralmente, o dia dedicado a um santo tem a ver com a história desse, geralmente a data de sua morte ou martírio. No caso de São José, a exatidão é mais difícil, já que pouco se sabe sobre sua história. "A história de São José pouco aparece na Bíblia. Ele é um santo silencioso e humilde", afirma o padre.

Ele esclarece que, para a Igreja, São José não tem uma relação direta com as chuvas, ainda que exista a tradição de que o santo "traz chuva", principalmente entre os nordestinos. "São José é mais sobre família, também é protetor das viúvas e das vocações. Mas nada a ver com chuvas", diz. Ele explica que a crença se fortalece apenas porque o dia de São José coincide com o conhecido mês das chuvas no Ceará.

Dezenove de março é considerado dia santo para toda a Igreja Católica. Em Fortaleza, o feriado é estabelecido pela lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003. Também é feriado em Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral, entre outros. E há lugares em que é feriado pela tradição, embora não haja decreto oficial. A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) informou não ser possível informar a lista de municípios nos quais há feriado.


Matéria de HELOISA VASCONCELOS
JORNALO O POVO

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

0
0
0
s2sdefault
Web Radio Lente Digital

Visitas no Site

131818
Hoje
Ontem
Esta Semana
Semana Passada
Este Mês
Mês Passado
Todas as Visitas
5
1174
8068
119654
15324
19900
131818

Seu IP: 54.161.108.58
22-04-2018 01:20

Usuários Online 

Temos 3 visitantes e Nenhum membro online

Scroll to top